Acesso ao Cabanga

Caro Velejador,

Situado na parte sudoeste do Porto do Recife, ao lado da C’roa dos Passarinhos, o Cabanga Iate Clube, seu anfitrião, dispõe de uma dársena com capacidade para abrigar veleiros com até 2,5 metros de calado. Aconselhamos aos veleiros com maior calado, ancorar no PIC – Pernambuco Iate Clube, localizado no molhe do Porto do Recife, um pouco antes da inflexão que leva ao canal de acesso ao Cabanga.

Entrada no Porto do Recife

 

Comunicação:

Canal de comunicação quando chegar no Porto do Recife:

- VHF Canal 9;

Canal de comunicação Durante a Regata:

- VHF Canal 71

Canal de comunicação Durante a travessia:

- VHF Canal 16

Solicitamos que sigam as instruções abaixo e/ou solicitem um barco de apoio, através do canal 9, para conduzi-lo até o Cabanga Iate Clube. Caso seu conhecimento do canal não seja suficiente, siga as instruções a seguir ou aguardem no PIC (Pernambuco Iate Clube):

Videoclipe - Cabanga orienta embarcações da Refeno quanto acesso ao clube:

O canal de acesso

O canal de acesso ao Cabanga inicia após o Porto, onde faz uma inflexão de aproximadamente 60º para SW, correndo em paralelo ao cais, a cerca de 50 metros. Este canal é balizado com 13 estacas de madeira pintadas e demarcadas, sendo: 7 verdes e 6 vermelhas. É recomendável demandar o canal por volta de meia hora antes do estofo da preamar, com profundidade mínima de 2,70 metros, pois o canal é estreito e raso.

Entrada no Cabanga

A dársena (também chamada de bacia, piscina e/ou marina do Cabanga) tem sua entrada assinalada por 2 faroletes pintados nas cores convencionais, com uma lâmina d’agua muito tranquila, fundo em lama, sem marolas ou correntes divididas da seguinte forma:

1) Na entrada, existe um cais flutuante, onde poderá ser usado para embarque e desembarque, no período de 15 minutos de tempo;

2) À direita do flutuante, a zona Oeste da dársena é reservada para lanchas.

3) A zona Leste, à esquerda do flutuante, reservada e dividida entre barcos de pesca, lanchas e veleiros.

4) A zona leste da dársena oferece serviços de água e energia elétrica (ATENÇÃO: 220 volts no Recife).

Durante a Refeno, conseguimos com os proprietários no clube um maior número de vagas, para acomodar a maior quantidade de embarcações. Portanto, solicitamos aos Comandantes que aguardem a marinharia para ajuda-los na atracagem, pois o local tem sido bem limitado, em virtude do crescimento de embarcações de proprietários no Clube.

Para uma atracagem segura é importante seguir as orientações abaixo, lembrando que todas as vagas são demarcadas por estacas verticais:

  1. No cais sul:
    • Atracar com dois tirantes pela popa até as estacas e dois pela proa até o cais, ou;
    • No molhe ao norte, com dois cabos pela proa até o molhe e âncora pela popa.
    • Caso as vagas estejam ocupadas, às embarcações retardatárias deverão aguardar a orientação da marinharia do clube para ajudar neste procedimento.

Atenção: Em caso de serviços de fibra, pintura, mecânica e eletricidade e outros procurar a secretaria do Clube, onde poderão fornecer o contato dos prestadores autorizados.

CABANGA IATE CLUBE DE PERNAMBUCO

Av. Engo. José Estelita, s/n, Cabanga, Recife-PE
CEP 50090-040
Telefone/Fax: +55 81 3428-4277 / 3428-9344 / 98244-1717
S 08 04' 48.8" - W 034 53' 26.6"

CABANGA DE MARIA FARINHA

Rua Amoaras Resort, 498, Maria Farinha, Paulista-PE
CEP 53247-610
Telefone: +55 81 3436-2626 / 98244-1717

 
 

© 2018 Cabanga Iate Clube de Pernambuco