Comunicado Oficial: CANCELAMENTO da Refeno 2020

O Cabanga Iate Clube de Pernambuco informa que a edição 2020 da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) está cancelada. A decisão foi tomada pela maioria dos comandantes inscritos na 32ª Refeno, em votação através do site da regata. Foram 49 votantes, com 30 optando pelo cancelamento e 19 pelo modelo "bate-volta". 


Ressaltamos que, desde o anúncio da retomada das atividades, o Cabanga e a coordenação da Refeno planejaram uma competição segura para todos: tripulantes, staff e ilhéus. Contudo, por conta do rigoroso protocolo imposto pela Administração da Ilha de Fernando de Noronha, a 32ª edição se tornou inviável.

Tal protocolo inviabiliza a realização da edição 2020 por haver redundância de quarentena para a prevenção da Covid-19, mesmo com os velejadores sendo testados no Recife na véspera da prova. Os inscritos já cumpririam 72 horas de quarentena no mar e iriam cumprir mais 48 horas de quarentena na ilha.

Com o cancelamento, os comandantes e velejadores inscritos poderão solicitar à Secretaria da Refeno (secretaria@refeno.com.br), a partir do dia 10 de setembro, a devolução integral do valor pago na inscrição 2020 ou a transferência para a edição 2021 da regata.

Aos barcos que já estão ancorados no Cabanga ou a caminho do Recife, o clube irá dar estadia de 30 dias gratuitamente. Casos especiais serão analisados pela coordenação.

O Cabanga ressalta que a decisão pelo cancelamento teve cunho democrático, com os comandantes de todos os barcos inscritos escolhendo entre duas opções: o cancelamento ou a realização da Refeno no modelo "bate-volta", com toda a programação de eventos sendo realizada no Recife.

Português English Español Français Deutsch Italiano