Marinha abre inscrições para Prova Extra de Capitão Amador no Recife


Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

A Marinha do Brasil, após solicitação do Cabanga, confirmou a realização da Prova Extra de Capitão Amador no Recife pelo terceiro ano seguido. O exame será aplicado no dia 08 de outubro, dois dias antes da 32ª Refeno, para que os aprovados já possam participar da tradicional travessia do Recife para Fernando de Noronha como Capitão Amador. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro na CPPE, enquanto pelo Cabanga é até o dia 25 de setembro.

Tradicionalmente, a Marinha do Brasil realiza a prova para Capitão Amador apenas duas vezes por ano. Porém, acatou o pedido do Cabanga valorizando, assim, a importância da Refeno. Os aprovados na prova de Capitão Amador estão aptos a conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.

Vale lembrar que o inscrito para realizar o exame de Capitão Amador já deve ter a carteira de Mestre-Amador.

Clique aqui e baixe a Declaração de Residência

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
a) Preencher, imprimir o requerimento para Inscrição no site: https://www3.dpc.mar.mil.br/scam/emitgruscam/mensagem.asp?v_destino=servicos e emitir a Guia de Recolhirmento da União (GRU) no valor de R$ 42,00;
b) Apresentar na Secretaria do Cabanga a cópia autenticada dos seguintes documentos:
1) Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
2) Comprovante de Residência com CEP, expedido no prazo máximo de noventa (90) dias corridos em nome do interessado;
3) Identidade e CPF
c) Candidatos de fora do Estado de Pernambuco devem encaminhar as inscrições para o Cabanga Iate Clube de Pernambuco por Sedex até 25 de setembro (Av. Engo. José Estelita, s/n, Cabanga, Recife/PE, CEP 50090-040). Após esta data não serão recebidas mais as inscrições.

APLICAÇÃO DO EXAME EXTRA DE CAPITÃO AMADOR
a) Os candidatos inscritos farão a prova no dia 08 de outubro de 2020, às 8h, na Capitania dos Portos de Pernambucos;
b) Os candidatos inscritos deverão apresentar um documento oficial com foto;
c) Os candidatos deverão comparecer ao local do exame portando materiais exigidos na alínea d) do item I da Seção I do anexo 5-A da NORMAM-03/DPC.
e) A correção será realizada pela banca do curso extra da Diretoria de Portos e Costas (DPC) na Capitania dos Portos de Pernambuco e o resultado final lançado no SISAMA para impressão da CHAs, que serão entregues no dia 08 de outubro de 2020 pela DPC.

Português English Español Français Deutsch Italiano