Representante de Marinha, João das Botas (RJ) corre de novo a Refeno após pódio ano passado

O João das Botas (RJ) foi incorporado à Marinha do Brasil com a missão de prover instrução teórica e prática de navegação, vela e marinharia aos Aspirantes da Escola Naval, a fim de contribuir com a formação dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil. A embarcação está garantida mais uma vez na disputa da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), pelo segundo ano consecutivo. 

Em 2022, a embarcação fez história na Refeno com a conquista do 2º lugar na Classe Bico de Proa A, completando a maior travessia oceânica da América Latina em 42h59min44. Com a premiação faturada, o barco cumpriu mais do que o objetivo de percorrer 300 milhas náuticas da travessia, equivalente a 560 km, ficando na classificação entre as 25 primeiras embarcações que cruzaram a linha de chegada, no Mirante Boldró, em Noronha. 


A embarcação carioca, do tipo Formosa 53, estava abandonada há anos em Fortaleza/CE e foi doada à Marinha do Brasil, que com a iniciativa do Almirante Gamboa e apoio do estaleiro Inace (Indústria Naval do Ceará) acabou sendo restaurada, além de incorporada à Armada em março de 2022 como Navio de 4ª Classe.

Desde março de 2022, o veleiro é utilizado para estreitar os laços da Marinha com a comunidade náutica civil, a partir da colaboração de projetos sociais e participação em eventos náuticos. Ele leva esse nome em homenagem ao herói das lutas de independência da Bahia. O João das Botas está instruindo os Aspirantes da Marinha em saídas de vela diárias e participando de grande eventos náuticos. 

A partida da aventura náutica acontece no dia 23 de setembro (sábado), do Marco Zero do Recife para não perder o costume. O destino é Fernando de Noronha, com a linha de chegada no Mirante Boldró, na ilha.

Português English Español Français Deutsch Italiano