Pangeia (SC) está de volta à Refeno 2023 após um ano

O Pangeia (SC) é um veleiro conhecido por desenvolver atividades para além do mundo náutico. Ele volta a disputar a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) após um ano. Para a 34ª edição da aventura náutica, a tripulação do barco é comandada por Roberto Bruno. 

Na última participação na Refeno, em 2021, o Pangeia levou em sua tripulação pesquisadores (as) e profissionais para a coleta de dados sobre tubarões, o recolhimento de lixo oceânico e a produção de um documentário durante e após a maior regata oceânica da América Latina.  A missão fez parte do projeto Pegadas Oceânicas, coordenado pelo biólogo André Clemente. 


Construída em aço, a embarcação do tipo Bruce Roberts 434 foi projetada para travessias oceânicas, tem 14 metros de comprimento e pesa 17 toneladas. Ela tem energia solar para ajudar a carregar os equipamentos e uma rede para coletar micro plástico.

A partida está marcada para o dia 23 de setembro (sábado), saindo tradicionalmente do Marco Zero do Recife rumo à ilha de Fernando de Noronha, numa travessia de 300 milhas náuticas (560 km), considerada uma verdadeira experiência náutica. A chegada acontece no Mirante Boldró.

Português English Español Français Deutsch Italiano